terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rosalba Ciarlini participa da abertura solene do 2º Grito da Pesca em Rio do Fogo e destaca investimentos no setor pesqueiro

Por Redação Assecom
Demis Roussos
Na abertura solene do 2º grito da pesca e aquicultura, realizado no início da tarde deste sábado (26), no município de Rio do Fogo, a governadora Rosalba Ciarlini destacou os investimentos da sua gestão no setor pesqueiro do Estado e lembrou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no passado. A chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada dos ministros da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do deputado federal Henrique Eduardo Alves, do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, e do deputado estadual José Adécio.

Durante o discurso, a governadora falou para comitivas formadas por pescadores e representantes do setor pesqueiro de todo o Brasil e adiantou que é necessário o investimento contínuo das esferas federal, estadual e municipal para tornar o setor ainda mais forte. A governadora comentou ainda que pretende tornar o RN um modelo de gestão para o Brasil por meio de projetos, o que justificaria o maior aporte de recursos por parte do Governo Federal.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PREFEITURA RECEBE MAIS TRÊS ÔNIBUS ESCOLARES FRUTOS DO CONVÊNIO COM O PROGRAMA "CAMINHO DA ESCOLA"
Exiba 02.JPG na apresentação de slides
 
A Prefeitura de Ceará-Mirim, acaba de receber mais três novos ônibus escolares, enviados pelo Governo Federal, frutos da parceria do município com o Programa "Caminho da Escola".
Os ônibus têm o objetivo de garantir a segurança e o transporte dos estudantes, contribuindo com a redução da evasão escolar.
Só no ano de 2012, a Prefeitura de Ceará-Mirim adquiriu 12 ônibus, dois deles em parceria com o Governo do Estado, dos quais, sete já chegaram ao município, restando ser entregues outros cinco, elevando para 22 veículos a frota do transporte escolar.
Entre os veículos, o destaque á para os micro-ônibus, que são adaptados para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais.
Eles têm ar condicionado e capacidade para comportar 22 alunos, além de um mini-elevador que possibilita a entrada dos estudantes com deficiência física.
Os três novos veículos chegaram ao município na manhã desta terça-feira 22 de janeiro.
O investimento para a aquisição dos ônibus vem do programa "Caminho da Escola" do Governo Federal.
De acordo com o prefeito Antônio Peixoto, os novos veículos serão incorporados à frota do transporte escolar do município, neste ano letivo de 2013.
Eles serão direcionados exclusivamente ao transporte dos alunos da zona rural.
A previsão é de que ainda neste primeiro semestre do ano, o município receba mais cinco novos ônibus escolares, frutos da dedicação que o prefeito Peixoto vem tendo com o município, especialmente na área da educação, junto ao Governo Federal.
 
Jorge Moreira

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Meteorologistas se reúnem para fazer análise climática para 2013

Por Assessoria Emparn
 
Nesta semana, de 22 a 24 de janeiro, o meteorologista da EMPARN Gilmar Bristot irá participar do 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. O principal objetivo do encontro é elaborar o documento com a previsão da estação chuvosa para os meses de fevereiro, março e abril no semiárido.

O evento é realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No final do mês de fevereiro, outro encontro acontece em Natal, para traçar a previsão meteorológica dos meses de março, abril e maio.

Nesta 15ª edição, estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos estados no Nordeste brasileiro, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e de centros meteorológicos internacionais.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeitura disponibiliza exames de vista

A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas, está disponibilizando neste mês de janeiro, exames de vista gratuito.

Mas essa ação se destina à atender crianças, idosos e famílias em situação de pobreza.

Os interessados, e que preencherem esses requisitos podem se dirigir ao CRAS Urbano, antigo Centro de Múltiplo Uso, localizado no Bairro Nova Descoberta, próximo ao Posto de Saúde daquela comunidade.

Mais informações, na Semthas, instalada na rua Cap. José da Penha - bairro Passa e Fica ou pelo telefone 3274-5911, falar com os senhores Poty Barros e Francisco Emerson.

Matrículas da rede estadual terminam nesta sexta-feira (18)

Por Assessoria de Imprensa Seec
 
Termina nesta sexta-feira (18), o período de matrículas para os alunos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. Em Natal, o processo se dá exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. No interior, a matrícula é presencial e os pais precisam se dirigir à secretaria da escola para garantir a vaga.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SUCESSÃO NO CONSELHO TUTELAR
 
CMDCA E COMISSÃO ORGANIZADORA DO PLEITO SE REUNEM COM OS CANDIDATOS
 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ceará-Mirim-CMDCA e a Comissão Organizadora do pleito eleitoral, se reuniram na manhã da última quinta-feira 10/01 com os dez candidatos que disputam o cargo de conselheiro tutelar do município.
De acordo com o professor Gerinaldo Moura, presidente do CMDCA, o objetivo da reunião, que aconteceu às 9h30 na sede do Conselho, na Prefeitura de Ceará-Mirim, foi o de orientar os postulantes quanto às suas campanhas, no que diz respeito às suas publicidades nas redes sociais, nas imprensas escrita e falada, bem como no corpo-a-corpo.
Os candiatos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre como se dará todo o processo eleitoral, desde a campanha, passando pelo dia da votação, apuração e resultado oficial.
São dez candidatos, disputando às cinco vagas titulares do Conselho Tutelar, e outras cinco suplentes, para um mandato de três anos.
A campanha, que foi iniciada desde o último dia 07/01 será encerrada dia 16/02, um dia antes da eleição, que ocorre das 8h às 17h na Escola Estadual Ubaldo Bezerra de Melo.
"O voto é muito importante e a comunidade precisa se mobilizar e participar da eleição, pensando no bem estar das nossas crianças e adolescentes", ressaltou o presidente do CMDCA, Gerinaldo Moura.

sábado, 12 de janeiro de 2013


Governadora anuncia aumento de 7,97% para os professores do Estado

Por Assessoria de Imprensa Seec
A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, anunciaram na tarde desta sexta-feira (11), a implantação do reajuste salarial de 7,97% para os professores da rede estadual, em cumprimento ao novo piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação. O pagamento do reajuste será feito na folha de fevereiro, retroativo ao mês de janeiro.

Esse é terceiro aumento concedido pelo Governo do RN aos professores da rede estadual num período de menos de dois anos. "Com os reajustes implantados entre setembro de 2011 e março de 2012, no acumulado, o salário dos professores cresceu 76,82%. É o maior aumento salarial da categoria concedido por um Governo nas últimas duas décadas.", ressaltou a governadora Rosalba Ciarlini.

"Também estamos montando um cronograma para a implantação das promoções verticais, que será anunciado no início do ano letivo. Já em relação às progressões horizontais, este ano, todos os professores irão subir uma letra. A partir daí, serão feitas as avaliações para a implantação de novas progressões.", completou a governadora Rosalba Ciarlini.

A secretária da Educação, professora Betania Ramalho, ressaltou o esforço feito pela governadora para cumprir o piso nacional, colocando em prática o que está previsto no Programa de Educação do Estado, que tem foco no aluno e na valorização dos professores. "Mesmo com as dificuldades financeiras, essa é uma governadora que aposta na Educação e não tem medido esforços para melhorar os nossos índices", disse Betania Ramalho.

Betania Ramalho relembrou ainda outras medidas adotadas desde o início da gestão, dentro da política de valorização dos profissionais da Educação. "Em dois anos, o governo concedeu aposentadorias a mais de dois mil servidores - algumas represadas desde 2005 - e reduziu o tempo dos trâmites burocráticos. Liberou qüinqüênios retidos desde 2006 e reorganizou o setor de Recursos Humanos da Educação, com a criação do Sistema de Gestão de Pessoal", afirmou a secretária.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PLANTÃO NA SECRETARIA DA CÂMARA

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, apesar do recesso parlamentar

PLANTÃO NA SECRETARIA DA CÂMARA
Anexo da Câmara Municipal

Neste início de ano, mantém plantão de 2ª. a 6ª. Feira, no horário de 08h00 as 12h00 na Secretaria, que funciona em seu Anexo Administrativo. O primeiro período legislativo terá início no mês de fevereiro próximo.

Fonte/Assessoria de Comunicação

sábado, 5 de janeiro de 2013


Governadora apresenta balanço das ações na área da saúde dentro do Decreto de Calamidade



Por Assessoria Sesap
Em entrevista coletiva, na tarde desta sexta feira(4), a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, acompanhada do Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela, da Secretária Adjunta de Saúde, Kátia Mulatinho  e do Coordenador Estadual de Urgências e Emergências, Luiz Roberto Fonseca, apresentou um balanço das ações que foram realizadas no Plano de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência, durante o período de seis meses do Decreto de Calamidade.

Com o Plano de Enfrentamento foi possível a aprovação do MS para a liberação de recursos do Governo Federal  no valor de 33 milhões de reais  (três parcelas do repasse de 86 Milhões previstos) e mais 12 milhões para  investimentos nos hospitais. Em contrapartida, o Governo do Estado com recursos do tesouro estadual,  repassou cerca de 18 milhões de reais para as obras estruturantes e o abastecimento nas unidades hospitalares nesses seis meses.

"O decreto de calamidade não teve a finalidade de resolver todos os problemas da saúde pública no RN, até porque não se resolvem deficiências de pelo menos 10 anos em apenas seis meses. Mas estamos conseguindo dar respostas a questões essenciais de infraestrutura. E cumprimos a absoluta maioria das metas apresentadas à sociedade potiguar, quando decretamos o estado de calamidade", falou a Governadora.

O custeio da Saúde do estado corresponde a 25 milhões de reais e, atualmente, o RN é um dos estados que mais investe nessa área. Um total de 17%, quando que constitucionalmente seria 12%.

"O que nós precisamos é melhorar a qualidade desse  gasto. Temos um problema crônico de gestão, que está sendo enfrentado. É claro que ainda não chegamos aonde queremos, mas estamos trabalhando firme e no rumo certo. E estamos fazendo tudo isso no mais absoluto respeito à lei e ao princípio do bem público, e com total compromisso com o SUS", afirmou Rosalba Ciarlini.

A Governadora, ainda lembrou que Saúde é uma responsabilidade Tripartite, onde os três entes federativos devem cumprir sua missão. E aproveitou, para anunciar a implantação da Força Estadual de Saúde. "Com a análise que já temos, iremos reduzir a  demanda reprimida, através de mutirões, realizando cirurgias e dando continuidade as ações na área de urgência e emergência", complementou a chefe do executivo.

De acordo com o Secretário Estadual da Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela, o Decreto de Calamidade cumpriu com seus principais objetivos, como exemplo: implantação do SOS Emergência no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel; manter simultaneamente, reforma ou ampliação em 12 hospitais; implantação da  Central Metropolitana de Regulação; e abertura de 88 novos leitos de retaguarda clínica e 55 leitos de UTI, ao término das reformas.

"Essa é uma semente que foi plantada, através da reestruturação das unidades, com reformas e aquisição de equipamentos, dando uma melhor qualidade no atendimento dos serviços que são oferecidos à população", falou o secretário.

Para o Coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Luiz Roberto Fonseca, um dos pontos importantes e decisivos do Plano de Enfrentamento foi a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegará no primeiro trimestre deste ano, com a cobertura de 72% da população e 100% ao final do ano. "O Samu vem disciplinar a prática da ambulancioterapia, da qual os pacientes são transferidos de forma inadequada. Como estamos reestruturando os hospitais regionais, precisamos que esses pacientes sejam atendidos nessas unidades, evitando as filas nos corredores do walfredo Gurgel", disse o coordenador.

Clique aqui e veja o balanço das ações.

GALERIA DA CÂMARA RECEBE NOVOS ASSENTOS

Continuando o processo de modernização do seu mobiliário
GALERIA DA CÂMARA RECEBE NOVOS ASSENTOS
Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim adquiriu novas cadeiras para o setor da Galeria, com objetivo de dar melhor comodidade aos que comparecem para acompanhar as Sessões desta Casa Legislativa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Amigo LEONARDO

Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos
de tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado
em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro, você tantas vezes provou
que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas, amigo você é o
mais certo das horas incertas
As vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos
de alguém para ajudar na saída
A sua palavra de força de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca
estive sozinho
Você meu amigo de fé meu irmão camarada, sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas, amigo você é o mais
certo das horas incertas
Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber,
que você é meu amigo
Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber
que eu tenho um grande amigo

  Hoje dedicamos a nossa gratidão e desejamos muita saúde e felicidade ao nosso AMIGO LEONARDO NOBRE, que Deus lhe ilumine hoje e sempre

São os votos do Vereador Franklinho e Familia
 
VEREADOR FRANKLIN MARINHO JÚNIOR É EMPOSSADO PARA 2° MANDATO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ MIRIM

   Em cumprimento a  Lei Orgânica Municipal e ao Regimento Interno o vereador Franklin Marinho Júnior eleito nas eleições 2012 tomou posse para o cargo de vereador deste Municipio para legislatura 2013/2016 neste dia 01/01/2013.
   Franklinho como é conhecido pela população em geral em sua fala agradeceu o reconhecimento da população que o fez retornar a Casa Legislativa, agradeceu a Deus por ali está naquele momento, aos amigos, correligionários e familiares, afirmou ainda que o seu mandato estará sempre atento e procurando sempre esta ao lado da população cearamirinense principalmente dos mais carentes.
  Parabenizamos o vereador Franklinho por esta vitória e desejamos que o Senhor sempre lhe guie para que este mandato seja desenvolvido sempre em prol do desenvolvimento da nossa Cidade e para o bem estar da nossa população.


Vereador Franklinho trabalhando sempre com COMPETÊNCIA E TRASPARÊNCIA.