História da Câmara Municipal
No Brasil, a Câmara Municipal, Câmara de Vereadores, ou Câmara Legislativa é o Órgão da administração dos municipios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residêntes.
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim teve a sua fundação realizada no dia 18 de agosto de 1910, mas ainda não era chamada de Câmara Municipal e sim de Intendência Municipal, e foi no Governo Municipal do Coronel Felismino Dantas.
A Câmara Municipal está na sua décima sexta legislatura, e dando início a sua trajetória em nosso Município na primeira legislatura que foi na data de 26 de julho de 1948 a 01 de abril de 1951, sendo quatro anos de mandato para cada vereador e neste período a casa possuía 14 edis. O seu presidente era o vice-prefeito. Este mesmo esquema de governo foi até na quarta legislatura. Já na quinta legislatura que foi no período de 07 de fevereiro de 1963 a 02 de fevereiro de 1967 o número de parlamentares caiu, e ficando só com dez edis legislando em nosso município, tendo a sua presidência o Senhor Francisco Horácio. A sexta legislatura que foi no período de 03 de fevereiro de 1967 a 02 de fevereiro de 1971, a câmara municipal teve em sua presidência o Senhor Djalma Viturino da Silva. A sétima legislatura teve inicio em 03 de fevereiro de 1971 a 30 de janeiro de 1973, e foi neste período que a casa teve a sua última legislatura com dez vereadores e tendo como presidente os senhores Diógenes Nazareno e Roberto Paiva dos Santos, já na oitava legislatura que foi no período de 31 de janeiro de 1973 a 30 de janeiro de 1977, foi onde retornaram mais três vereadores para compor a casa legislativa, tendo como seus presidentes os senhores Franklin Marinho Queiroz, Manoel Barbosa da Silva e Diógenes Nazareno. A nona legislatura teve início em 31 de janeiro de 1977 a 31 de agosto de 1983 e com a mesma formação de seus parlamentares da legislatura passada, tendo como presidentes da casa, e com uma surpresa, uma mulher pela primeira vez ocupa um cargo da presidência desta casa, que foi a senhora Margarida Maria de Lima, juntamente como os companheiros Manoel Oliveira Barbosa e Ricardo de Moura Sobral, também foi neste período que durou seis anos a legislatura dos demais. A décima legislatura teve o início em 01 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988, possuindo treze vereadores a casa legislativa teve como seus presidentes os senhores Fernando Mello e Raimundo Elias, foi neste período que câmara municipal deixou de ter treze vereadores, passando assim para quatorze os seus legislados. Na décima primeira legislatura que teve inicio em 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992, os seus presidentes Pedro de Medeiros e Antônio Anchieta B. da Silva, começando nesta legislatura o reconhecimento de mais um edil para a casa. A décima segunda legislatura começou em 01 de janeiro de 1993 e teve o seu termino em 31 de dezembro de 1996 e como a casa precisava de seu presidente foi escolhido entre os demais o senhor Antônio Anchieta e Pedro Medeiros, já na décima terceira legislatura que teve o inicio em 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, e tendo como seus presidentes os senhores Dedé Luz e Antônio Ivo, na décima quarta legislatura o vereador Ronaldo Marques assumiu a presidência. A décima sexta legislatura começou em 01 de janeiro de 2009, tendo como Presidente o Vereador Francisco Roberto de Lima.
A décima sétima Legislatura iniciou em 01 de janeiro de 2011, tendo a Mesa Diretora assim formada: Presidente – Vereador Ronaldo Venâncio Marques Rodrigues, Vice–Presidente, Vereador Júlio César Soares Câmara, Primeiro-Secretário, Vereador Franklin Marinho Barbosa de Queiroz Júnior e Segundo-Secretário, Vereador Renato Pereira Coutinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário