terça-feira, 14 de maio de 2013


CEARÁ-MIRIM SEDIARÁ NESTA QUARTA-FEIRA A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

A Prefeitura de Ceará-Mirim convoca a população em geral para participar da 3ª Conferência Municipal das Cidades.
O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, e acontece nesta quarta-feira 15/05 das 8h às 18h no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural do município.
Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já", a Conferência, visa estimular a participação da sociedade para, em conjunto, apresentar soluções e propostas que melhorem a vida de todos.
Estão sendo convidados, representantes dos poderes públicos Executivo, Legislativo e Judiciário; movimentos populares, trabalhadores representados por suas entidades sindicais, entidades representativas do empresariado, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas, conselhos profissionais de classe, Ong's, entre outras relacionadas à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano.
A CONFERÊNCIA
A Conferência Municipal das Cidades é um espaço de interação entre representantes do poder público local e da sociedade organizada para debater questões fundamentais do desenvolvimento urbano e eleger delegados à Conferência Estadual das Cidades, que deverá ocorrer até setembro deste ano de 2013.
Já a Conferência Estadual das Cidades, a partir dos resultados das Conferências Municipais, aprofundará a discussão para que os delegados eleitos nessa etapa levem à Conferência Nacional a contribuição de Ceará-Mirim e do Estado do Rio Grande do Norte, para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e elejam os membros do Conselho Nacional das Cidades.
A palestra de abertura da 3ª Conferência das Cidades, será proferida por George Câmara, presidente da Coordenação das Cidades na Região Metropolitana de Natal.
Ele tem uma vasta experiência no que se refere ao tema proposto, e a intenção é colocar toda essa experiência e todo o seu conhecimento em prática junto aos participantes do evento a fim de orientar e elaborar indicações de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano de Ceará-Mirim.
A Conferência também objetiva avaliar a política de desenvolvimento urbano e definir estratégias para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano em todas as esferas executivas.
Desta forma, a Conferência será realizada com base em quatro pilares e quatro eixos temáticos: PILARES  - Moradia Dígna; Saneamento; Mobilidade Urbana e Políticas Urbanas. EIXOS TEMÁTICOS - Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
"A Conferência das Cidades é uma das ferramentas para a efetiva participação dos cidadãos na tomada de decisões sobre ações e obras importantes para a melhoria da cidade em que moramos e vivemos. Assim como as audiências públicas, a Conferência é a oportunidade de a população contribuir na governança do município, por isso é importante a participação representativa de todos os setores da nossa sociedade", ressalta a secretária de administração do município, Glauciane Tavares.
A 3ª Conferência Municipal das Cidades, contará com a participação do prefeito Antônio Peixoto, secretários municipais, vereadores, outras autoridades e auxiliares do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário